Promoção de competências transversais para aprender e estimular a inclusão escolar
- atividade de enriquecimento curricular dinamizada pela APCEC -
Sabem que, cada vez mais, professores, educadores, psicólogos, pais (e outros:)) têm vindo a reconhecer a importância
do aspecto lúdico para o desenvolvimento emocional e cognitivo da
criança? A APCEC também reconhece essa importância! Assim, teve início em janeiro o projeto "Atelier Jogos de Tabuleiro" dinamizado pela APCEC (na pessoa da Margarida Vicente) e pela Psicóloga Mariana Morais supervisionada pela Prof.ª Ana Cristina Almeida (da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), e
com a colaboração da Psicóloga Marta e do Mateus.
O Atelier funciona à 3ªf, das 17:20h às 18:15h.
O Atelier funciona à 3ªf, das 17:20h às 18:15h.
Com este projeto pretende-se usar os jogos de tabuleiro, como ferramenta
pedagógica e educativa. Além de proporcionar às crianças a ocupação
de forma estimulante, divertida e saudável de algum do seu tempo livre na escola,
promove também as relações sociais e melhora a capacidade de concentração
nas tarefas do jogo.
Objetivos:
- Conhecer jogos diferentes;
- Envolver-se;
- Participar (ativamente) na resolução cooperativa de problemas / jogos;
- Autoconhecer-se (interesses, aptidões, sensações, …);
- Cumprir regras (dos jogos);
- Reconhecer autocompetências.
Exemplos
de Jogos que têm vindo a ser dinamizados:
-
Jogos / desafios individuais: IQ; Color Code; Pinguins no Gelo;
-
Jogos de lógica (de pares): Código secreto ou Master Mind; Quem é
quem; Batalha naval;
-
Jogos de estratégia ou resolução de enigmas: Cluedo; a Floresta
Misteriosa, Catan, Monopólio;
-
Jogos de conhecimento geral: Quiz;
Trivial Pursuit; Conhecer Portugal; Conhecer a Europa; Reis de Portugal;
-
Jogos de imaginação, criatividade e construção de histórias: Cubos de
histórias; Dixit;
-
Jogos de conhecimento interpessoal: Gostar; Sentires (Jogos da Graça Gonçalves);
-
Jogos de diversão: Party; Gestos;
Se quiser saber mais contate-nos: ape.ceducxa@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário